O que você postar em redes sociais pode fazer você perder um emprego

O que você postar em redes sociais pode fazer você perder um emprego

Se você quer saber quais são as redes sociais mais consultadas pelos profissionais de Recursos Humanos antes de contratar você, as razões pelas quais elas podem descartar e conhecer pessoas que perderam seus empregos por causa de suas redes sociais, este post lhe interessa.

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As redes sociais são uma ferramenta profissional poderosa que pode abrir muitas portas, mas se você não as usar bem, poderá perder oportunidades de emprego. Portanto, você deve tomar cuidado com o que você publica, as fotos que você envia e o que você diz, já que  uma em cada cinco empresas reconhece que revisa as redes sociais das pessoas antes de contratá-las .

Os profissionais de Recursos Humanos reconhecem as redes sociais das pessoas antes de tomar a decisão final de contratá-las. Um estudo da InfoJobs diz, comentando que empresas com 10 a 49 funcionários são as que costumam usar redes sociais (53,3%). Os que menos fazem são empresas com mais de 50 funcionários, em que eles só declaram rever os perfis digitais das pessoas em 42%.

Quais são as redes sociais mais consultadas antes de contratar uma pessoa?

O Facebook é a rede mais consultada pelas empresas. 84% das empresas que revisam os perfis sociais dos candidatos declaram usar essa rede para obter informações dos entrevistados.

Em segundo lugar está o LinkedIn, consultado por 79% das empresas que revisam as redes sociais nos processos de seleção. Esta rede profissional é uma ótima vitrine para analisar a vida profissional das pessoas.

Em terceiro lugar, há o Instagram, usado por 49% das empresas que revisam os perfis. Essa rede social não parou de crescer em número de usuários, o que faz com que mais e mais recrutadores se voltem para ela.

O Twitter é a quarta rede social mais consultada, 36% das empresas a usam.

Por que os profissionais de recursos humanos geralmente descartam?

Outro fato que me surpreendeu sobre este estudo é que do total de empresas que consultam as redes sociais das pessoas, 22% admitem ter descartado um perfil que gostaram primeiro depois de verem as informações publicadas em seus perfis sociais. Mas por que você acha que eles geralmente descartam?

A principal razão para descartar mentiras ou inconsistências entre o que eles disseram na entrevista e o que eles publicam em suas redes sociais. O segundo motivo mais mencionado são as fotografias publicadas em seus perfis. E, curiosamente, a terceira opção é erros graves de ortografia.

Fora do top 3 encontramos causas como o desrespeito a outras pessoas, a publicação de opiniões radicais sobre questões religiosas, racistas ou de orientação sexual, entre outras, opiniões sobre questões políticas e a exposição de comentários negativos sobre patrões, colegas ou empresas na área. Isso funcionou.

Neste gráfico você pode ver as 7 razões com a porcentagem de resposta das empresas

10 dicas para melhorar e otimizar suas redes sociais

  1. Cuide de todas as suas redes e feche contas que você não usa mais
  2. Escolha uma foto de perfil profissional e coloque uma foto de capa que identifique você. Este é um outdoor que você deve aproveitar
  3. Coloque seu primeiro e último nome ou sobrenomes em seus perfis para que eles o encontrem mais fácil e ajude você com o posicionamento de sua marca. Se você quiser saber se o seu primeiro e último nome está livre ou ocupado em redes sociais e domínios, na ferramenta:  Namecheckr , você pode ver se o seu usuário está disponível.
  4. Cuide do conteúdo que você compartilha. Leia postagens de terceiros antes de compartilhar
  5. Sua biografia deve incluir uma descrição profissional do que você sabe e gosta de fazer. Aproveite a oportunidade para mostrar suas habilidades. Descubra as habilidades pessoais mais exigidas pelas empresas
  6. Verifique bem as fotos e imagens que você envia para suas redes
  7. Apagar todo o conteúdo que pode prejudicá-lo ou que você acha que não lhe dá uma boa imagem
  8. Cuide bem da sua língua
  9. Humanize sua marca, aproveite as conversas e ajude os outros.
  10. Como seu senso comum. Pense antes de fazer, compartilhar ou fazer upload de algo nas redes sociais
  11. Crie um blog. É um currículo social onde você pode mostrar toda a sua experiência, conquistas, habilidades e muito mais. Te recomendo!

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